top of page

College Football: Offseason


Continuando a série de textos sobre College Football, hoje vamos abordar alguns novos temas e explorar mais o que já foi dito. Com a temporada do NFL no fim, todos os olhos já vão para os jogadores universitários que logo se tornarão rookies(calouros) na liga pra profissional. Durante essa offseason da NFL ocorrem alguns eventos importantes no calendário dos jogadores do College, tais como: Senior Bowl, Pro Day, Combine e o tão esperado NFL Draft.

Senior Bowl - É a última chance para os jogadores senior(os que estão de fato no seu último ano no College, depois de 4 anos jogando) mostrarem seu valor. São divididos dois times com os melhores seniors do país e eles dão tudo de si, uma vez que é a última vez que os scouts da NFL os verão em campo. O MVP da edição dessa ano foi Davis Webb, QB de California -substituto do último #1 overall pick, Jared Goff-. A boa atuação de Webb com toda a certeza o fez subir algumas posições nos drafts boards dos times da NFL.

Pro Day - Como o nome meio sugestivo já subentende, é um dia de profissional. Todos os jogadores elegíveis para o draft estão presentes -lembrando que o jogador para ser elegível tem que estar no mínimo 3 anos no College Football, por isso se vê muitos Juniors(terceiranistas) se elegendo pro draft. Pra eles o Pro Day é muito importante, visto que esses não participam do Senior Bowl-. O dia é muito focado em entrevistas para os times, há jogadores que são entrevistados pelas 32 franquias da NFL, além disso, há alguns exercícios, não obrigatórios, geralmente sendo feitos para aumentar o hype do jogador -pegando como exemplo o Andrew Luck lançando uma bomba de 70 jardas em seu Pro Day em 2012-. Cada universidade tem o seu Pro Day, então é o momento que os scouts estão mais em movimento, tendo em vista que têm que ver vários jogadores de lugares distantes diferentes. Pra muitos é o evento mais importante pré-draft.

Combine - Talvez o mais conhecido evento pré-draft, e para muitos o mais importante, o Combine consiste em uma série de exercícios feitos pelos jogadores, tais como tiro de 40 jardas, tiro de 20 jardas, salto em distância, supino reto entre outros, além de exercícios específicos por posição. Diferente do Pro Day, no Combine são selecionados os considerados melhores jogadores do país e todos vão no mesmo dia, hoje em dia é até transmitido ao pela NFL. O que fala-se muito, é que o Combine é um teste realmente para os jogadores que serão escolhidos no final do draft, e no Combine, eles mostram que são bons atletas. Os jogadores cotados para os primeiros rounds vão muito mais pelas entrevistas, coisa que constantemente vão fazer até o principal dia da offseason da NFL, o Draft.

Draft - é o dia do recrutamento universitário, onde muitos jogadores enfim terão seus sonhos realizados e suas contas recheadas de dinheiro. O Draft é dividido em três dias: o primeiro dia, e principal, é somente o primeiro round do Draft, onde saem as 32 primeiras escolhas e teoricamente os 32 melhores jogadores do país. É o dia de maior festa e que o país para para ver quem vai ser o tão cobiçado #1 overall(primeira escolha geral). No segundo dia tem-se o segundo e terceiro rounds, onde saem outros bons jogadores que também devem fazer parte dos times titulares na temporada seguinte. O terceiro dia tem os rounds 4, 5, 6 e 7. Nesse dia que saem os famosos sleepers(jogadores muito prolificos que saem no fim do Draft). Não se engane, não necessariamente as grandes lendas sairão no primeiro round e só irrelevantes sairão no terceiro dia. JaMarcus Russell foi primeira escolha geral e Tom Brady foi escolha de sexto round. A ordem de escolha do draft é exatamente contrária à ordem de classificação geral da NFL, fazendo assim com que a liga continua cíclica e mantendo um equilíbrio entre as franquias.

Bônus

O que acontece com os jogadores que ficaram elegíveis mas não foram selecionados no draft? Eles automaticamente viram free agents, e pós draft é o período que todos os times começam a contratar muitos desses jogadores, levar para fazerem tryouts. Então não, não ser selecionado não é o fim do mundo para o jogador universitário formado.

Essa foi mais uma edição do The Basics do College Football. Mais edições virão, fiquem atentos e já estarão sabendo muito do mais apaixonante mundo do futebol americano.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page