Prêmio American Sports da NBA - Estrangeiro do Ano, Brasileiro do Ano e 6th Man
- Paulo Lyra
- 28 de abr. de 2017
- 4 min de leitura
A temporada regular da NBA chegou ao fim e, com isso, vêm os meses sagrados para aqueles que amam o basquete americano. É tempo de Playoffs e de premiações da temporada regular. E como todo fã da NBA, nós do American Sports temos nossos MVP, nossos técnicos do anos, etc, pois não há nada melhor que começar os Playoffs julgando os melhores da temporada regular.


Sendo assim, decidimos fazer o primeiro Prêmio American Sports da NBA, em que votamos nos nossos jogadores para diversas categorias, como Calouro do Ano, MVP e outras já conhecidas por todos, além das nossas próprias, como Melhor Estrangeiro, Melhor Brasileiro e Decepção da Temporada.
Para escolher os "premiados" contamos com a ajuda da página NBA Sem Limites, da qual os votos se juntaram aos nossos do American Sports formando um total de 270 votos em todas as nove categorias.
Na última semana, conhecemos o Jogador de Maior Evolução (MIP), o Novato do Ano (ROY) e os Times do Oeste e do Leste de 2017. Hoje, conheceremos o Estrangeiro do Ano, o 6º Homem (Melhor jogador reserva; 6th Man) e o Brasileiro do Ano da temporada regular.
Estrangeiro do Ano
Menções Honrosas - Marc Gasol (Memphis Grizzlies) e Kristaps Porzingis (New York Knicks)
3º - Rudy Gobert (Utah Jazz) - 70pts
2º - Nikola Jokic (Denver Nuggets) - 140pts
1º - Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) - 360pts
2016/2017 - 22.9pts 8.7reb 5.4ast 1.6stl 1.9blk 52% FG /jogo
- Jogador do Mês de Março (Conferência Leste)
- All-Star 2017
- American Sports Time do Leste de 2017

Giannis Antetokounmpo é o primeiro jogador a ganhar dois Prêmios American Sports (antes de ser escolhido melhor estrangeiro, ele foi nomeado MIP da temporada 2016/17 por nós). Aos 22 anos, "A Aberração Grega" (tradução literal de seu apelido, The Greak Freak) já possui fãs em todos os 50 estados americanos - ou estadunidenses, se preferir - e em todo o mundo, o que o fez ser um dos titulares do All-Star Game de New Orleans esse ano.
Ao desbancar Marc Gasol, considerado o melhor jogador estrangeiro apelos principais analistas e comentaristas da NBA até a temporada 2015/16, Giannis se tornou a maior estrela internacional da Liga, o que, segundo rumores, pode lhe render até uma capa no maior game de basquete da atualidade, o NBA 2K, em sua próxima versão.
Brasileiro do Ano
Menção Honrosa - Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns)
3º - Cristiano Felício (Chicago Bulls) - 80pts
2º - Lucas "Bebê" Nogueira (Toronto Raptors) - 150pts
1º - Nenê (Houston Rockets) - UNÂNIME - 400pts
2016/17 - 9pts 4reb 61%FG /jogo e 18.3pts 8.4reb per 36min
- NBA All-Rookie 1st Team 2003

Nenê é o primeiro vencedor unânime de um Prêmio American Sports, pois foi sem dúvida o principal nome verde-amarelo na NBA durante a temporada regular - e vem sendo dos Playoffs também, mas isso é assunto para outro post -. O Brasileiro está em sua 15ª temporada, aos 34 anos, e teve médias de 9pts, 4reb e 1ast por jogo, números inferiores a sua média da carreira (12pts 6reb e 2ast).
Ainda assim, o brasileiro ex-Vasco da Gama teve, em Houston, uma de suas temporadas mais efetivas, na qual contou com 61.7% FG (aproveitamento dos arremessos) e 18.3pts per 36min, ambas melhores marcas de sua carreira. Esse fato mostra seu ótimo desempenho nos poucos minutos que teve em quadra (o técnico Mike D'Antoni administrou o tempo de quadra de Nenê durante a temporada regular devido a sua idade elevada e histórico de lesões).
6º Homem do Ano (6th Man of The Year)
Menção Honrosa - Zach Randolph (Memphis Grizzlies)
3º - Andre Iguodala (Golden State Warriors) - 170pts
2º - Lou Williams (Los Angeles Lakers e Houston Rockets) - 180pts
1º - Eric Gordon (Houston Rockets) - 200pts
2016/17 - 16.2pts 40%FG 37% 3PT /jogo e 19pts per 36min
- Vencedor do Torneio de Enterradas do All Star Game 2017
- NBA All-Rookie 2nd Team 2009

Eric Gordon sempre foi considerado um "jogador de grande futuro", mas constantes lesões não o vinham permitindo transformar-se em um "jogador do presente". Contudo, ao chegar em Houston, o vencedor do Torneio de 3PT do All-Star Game encontrou uma função diferente sob o comando do candidato a Técnico do Ano, Mike D'Antoni. Pela primeira vez, Eric tornou-se um reserva, além de ter tido sua segunda menor média de minutos na carreira (31min /jogo), o que foi ótimo para ele.
O ala-armador do Rockets teve uma média de pontuação praticamente idêntica a de sua carreira (2016/17 - 16.2pts /jogo; Carreira - 16.6pts /jogo), mas com uma diferença positiva. Gordon manteve sua média jogando 75 jogos dos 82 da temporada regular (não jogava mais de 65 jogos em uma temporada desde 2009). Assim, "The Hobbit", como ele é conhecido, liderou a segunda unidade da franquia de uma das melhores campanhas e do melhor ataque da Liga, sendo, ainda, seu segundo maior pontuador, atrás apenas de James Harden (29.1pts /jogo). Agora, finalmente, podemos chamá-lo de "jogador do presente".
Comments