top of page

Shaquille “Kazaam” O’ Neal

No último dia 24 de março, Shaquille O’Neal teve imortalizada a sua imagem por meio de uma estátua localizada no lado externo do Staples Center, ginásio do Los Angeles Lakers. A estátua representa uma das suas enterradas, marca registrada da carreira vitoriosa na NBA.


Para mim, foi um dos últimos “grandes” pivôs da Liga, grande no talento, não apenas tamanho.


Nascido em 06/03/1972, Shaquille Rashaun O'Neal estava na Universidade do Estado da Louisiana, quando foi a 1ª escolha do draft de 1992 pelo Orlando Magic.


Rapidamente, tornou-se um dos principais pivôs da liga, tendo recebido o Prêmio de Revelação do Ano na temporada de 1993 e conduzido o Magic às finais da NBA em 1995, feito inédito na história da franquia. Após quatro temporadas em Orlando, Shaq assinou com o Los Angeles Lakers, onde ganhou três campeonatos consecutivos, de 2000 a 2002. Alegados “problemas” de relacionamento com Kobe Bryant fizeram com que o pivô fosse trocado para o Miami Heat em 2004, franquia pela qual conquistou seu quarto título, em 2006. Após sua passagem por Miami, Shaq também atuou por Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, franquia pela qual se aposentou do basquete em 01/06/2011.


Dentre suas conquistas individuais também constam o prêmio de NBA Most Valuable Player, três prêmios de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA, dois títulos de pontuação, 15 seleções para o Jogo das Estrelas da NBA, três prêmios de Jogador Mais Valioso do Jogo das Estrelas, 14 seleções para o Melhor Quinteto da NBA e três seleções para o Melhor Quinteto Defensivo da NBA.


Pela Seleção, são duas medalhas de ouro conquistadas no Mundial de Basquete de 1994 e nos Jogos Olímpicos de 1996. É famosa a história de que era favorito a ocupar a 12ª vaga do Dream Team-1992, perdendo a disputa para o “craque” Christian Laettner.


Além disso, Shaq é um artista de inestimável contribuição, seja no Cinema, na Música ou Televisão.


No Cinema, estrelou “Blue Chips”, o lendário gênio rapper “Kazaam”, “Steel” e pequenas participações em “Freddy Got Fingered”, “Scary Movie 4”, “Gente Grande 2”, dentre outros.


Na Música, iniciou carreira musical como rapper em 1993, lançando cinco álbuns e uma coletânea até 2001.


Hoje, na Televisão é comentarista da rede norte-americana TNT, “lutador” de MMA e oficial da reserva da polícia portuária de Los Angeles.


Em sua trajetória de 19 anos na NBA, tornou-se o sexto maior pontuador da história da liga, quinto colocado em arremessos de quadra convertidos, 13º em rebotes e sétimo em tocos. Em sua carreira, Shaq acumulou um duplo-duplo, com médias de 23.7 pontos, 10.9 rebotes por jogo, 58% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 2.3 tocos por jogo.


Seu estilo de jogo se destacava pela força, “fisicamente mais imponente a jogar na era moderna da NBA”, como teria descrito o jornalista norte-americano Evan Smith. Para Michael Wilbon, "No período entre a aposentadoria de Michael Jordan do Chicago Bulls em 1998 e a ascensão de Kobe Bryant e LeBron James ao topo da pirâmide há alguns anos atrás, Shaq foi o jogador de basquete mais importante no mundo."


Uma de suas principais deficiências eram as cobranças de lances livres: sua média de acertos na carreira foi de apenas 52.7%. Cientes da dificuldade do pivô, os adversários cometiam faltas intencionais contra ele em uma tática que ficou conhecida como “Hack-a-Shaq”.


Como todo grande falastrão, Shaq também é questionado.Treinadores, jogadores e especialistas concordam que ele poderia ter sido um dos maiores atletas da história, se tivesse levado sua carreira mais a sério. Em 2011, Phil Jackson, técnico do Los Angeles Lakers no tricampeonato de 2000 a 2002, afirmou que O'Neal foi "(...) um cara que poderia e deveria ter sido o MVP por dez temporadas consecutivas."


Mesmo com estes questionamentos, o legado de Shaquille O'Neal na NBA é indubitável.


Em 1996, O'Neal foi incluído em uma listagem oficial da liga com os 50 Maiores Jogadores da História da NBA.

Em 2007, a ESPN convocou um júri composto por 20 especialistas para escolher os melhores jogadores da história da NBA, separados por posições. O'Neal foi eleito o quarto melhor pivô da história, sendo definido como "(...) a combinação perfeita de força e agilidade. Uma versão maior e mais poderosa de Wilt."


Em 2009, a revista especializada SLAM, em sua lista de 50 Maiores Jogadores da História da NBA, posicionou O'Neal na quarta posição.


Para a ESPN, "Shaq foi uma estrela em cada sentido da palavra." Para J. A. Adande, analista da ESPN, "(...) Shaq sempre entendeu que há mais na vida do que basquete. Ele tornou isto divertido, tornou isto um show." Peter Vecsey, do New York Post, afirmou que O'Neal "(...) foi o primeiro atleta a integrar esportes e entretenimento em larga escala".


Foi eleito para o Hall da Fama em 2016 e tem as camisas 34 e 32 aposentadas pelo Los Angeles Lakers e Miami Heat, respectivamente.


Este é o sr. Shaquille “Kazaam” O’Neal, um gênio das quadras, das Artes e um verdadeiro craque da Vida.

Contatos

e-mail: borny@terra.com.br

facebook: /bornycristiano.so

instagram: @bornycristiano

twitter:@bornycristiano


Vídeos Interessantes:

Shaquille O’Neal’s Basketball Hall of Fame Enshrinement Speech

https://www.youtube.com/watch?v=C-IiiFvfdVo


Shaquille O’Neal's Funniest Moments EVER!!

https://www.youtube.com/watch?v=d8_awi-V93k


Shaqtin' A Fool: All Episodes in 2017 (HD)

https://www.youtube.com/watch?v=csOY21AUypE


The Legacy of Shaquille O'Neal

https://www.youtube.com/watch?v=yoYVko6PTvo


Redes Sociais:

https://www.instagram.com/shaq/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/shaq/

https://twitter.com/shaq


Links Interessantes:

http://www.espn.com/nba/player/_/id/614/shaquille-oneal

http://www.basketball-reference.com/players/o/onealsh01.html

http://www.mktesportivo.com/2015/11/6-bons-motivos-para-seguir-shaquille-oneal-no-instagram/

http://balanacesta.blogosfera.uol.com.br/2017/03/25/idolo-em-los-angeles-shaquille-oneal-vira-estatua-na-frente-do-ginasio/



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page